Fundamento na tomada de decisões

Gestão de Risco e Compliance

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SCR – Sistema de Informações de Crédito

1. O QUE É?

O Sistema de Informações de Crédito – SCR é um banco de dados atualizado mensalmente pelas instituições financeiras, com base na posição do último dia útil do mês, mediante coleta de informações sobre as operações de crédito concedidas. Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações de crédito de clientes com responsabilidades iguais ou superiores a R$ 5 mil, a vencer e vencidas, inclusive quando os mesmos são avalistas das referidas operações e os valores referentes às fianças prestadas pelas instituições financeiras a seus clientes.

2. OBJETIVO

O SCR armazena dados sobre as operações de crédito contratadas por todas as instituições, permitindo a transparência sobre a posição de crédito das empresas. Esta informação é importante para as instituições financeiras, quando da avaliação da concessão de crédito e acompanhamento deste crédito, e ao Banco Central, de forma que possa adotar medidas preventivas com o objetivo de proteger os recursos que os cidadãos confiam às instituições integrantes do sistema. Cabe ressaltar que pessoas físicas e jurídicas com registro no SCR não ficam impedidas de contrair novos empréstimos e financiamentos. Prevalecerá sempre o entendimento entre o cliente e a instituição financeira.

3. FORMA DE CONSULTA

3.1. As instituições financeiras precisam de autorização prévia dos clientes.

 

3.2. As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da internet, seus dados porventura cadastrados no SCR, mediante apresentação dos documentos exigidos.

 

3.3. Documentos Exigidos:

 

Pessoa física: Identidade e CPF;

 

Pessoa jurídica: Contrato Social – original ou cópia autenticada, certidão da Junta Comercial, declaração atestando que os documentos apresentados são atuais e fidedignos, bem como documento de identificação do representante legal – original ou cópia autenticada.

 

3.4. Formulário de solicitação de credenciamento no Sisbacen para obtenção da senha de acesso

 

O formulário pode ser obtido nas Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central ou no endereço:

4. Procedimentos para corrigir, excluir ou registrar medidas judiciais e manifestação de discordância quanto às informações contidas no sistema.

As instituições financeiras são responsáveis pelo encaminhamento sistemático de dados sobre as operações de crédito. Cumpre a elas também corrigir ou excluir as informações imprecisas.

 

Eventuais questionamentos devem ser encaminhados diretamente ao Banco Modal, através do canal da Ouvidoria telefone 0800 2830077 ou pelo e-mail ouvidoria@modal.com.br. Se porventura o cliente entender que sua demanda ainda não foi solucionada, poderá também registrar sua reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, pelo telefone 0800 979 2345.

5. O SCR é um cadastro restritivo ou negativo?

Não, o SCR possui tanto informações positivas quanto negativas e para que uma instituição financeira tenha acesso aos dados de clientes no referido sistema é necessário que o cliente tenha autorizado. Ter nome no SCR não é um fato negativo e não impede que o cliente obtenha crédito junto às instituições financeiras podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito.

6. O SCR e o Sigilo Bancário

O SCR segue rigorosamente todas as regras de preservação do sigilo bancário. O acesso ao histórico de um cliente por parte das instituições financeiras dependerá sempre de autorização prévia do interessado. Para mais esclarecimentos, acesse www.bacen.gov.br.

Banco Modal