-
banco modal, Imposto de Renda, reforma tributária

Quem paga mais imposto? Brasileiros ou americanos?

Quem paga mais imposto? Brasileiros ou americanos?

Entrevista Estadão

Perguntas & Respostas

Quem paga mais imposto?

Brasileiros ou americanos?

Em comparação com os brasileiros os americanos pagam menos impostos?

A tributação da renda nos Estados Unidos é mais complexa do que a brasileira. Há tributação de renda municipal, estadual e federal, enquanto no Brasil ela é apenas federal. A alíquota nominal do Imposto de Renda, antes das deduções, é maior nos EUA do que no Brasil. Mas, justamente por causa das inúmeras deduções possíveis, a alíquota efetiva, ou seja, o porcentual sobre a renda pago depois das deduções, acaba sendo menor. Como existe uma infinidade de possibilidades de isenções fiscais, até mesmo de impostos municipais e estaduais, essa alíquota que começa nos 30% pode chegar a menos de 15%. A atual reforma tributária americana vai extinguir, em dez anos, algumas dessas deduções.

Para as empresas

A pessoa jurídica americana paga menos ou mais impostos que a do Brasil?

A tributação sobre pessoas jurídicas nos Estados Unidos é, de maneira geral, mais simples, com impostos diretos e não em cascata, como ocorre no Brasil, com uma série de cobranças de impostos indiretos. A reforma tributária aprovada pelo Congresso ontem vai reduzir ainda mais essa carga.

Para o investidor

A reforma pode favorecer o investidor brasileiro?

Com a aprovação do projeto, muitas empresas americanas multinacionais vão poder repatriar recursos pagando menos impostos, o que deve provocar um aumento no valor das ações de algumas dessas empresas.

FONTES: FELIPE SICHEL, ECONOMISTA DO MODAL ASSET, E EVERARDO MACIEL, CONSULTOR TRIBUTÁRIO E EX-SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL